Primitivo (IGT): Primo Calice di Puglia, 2016 - Itália
07-07-2019
A pedida de hoje foi bem descompromissada e por isso mesmo surpreendeu e tanto. Com o frio que está fazendo aqui no RS os estoques de vinhos nos supermercados praticamente diminuíram para mais da metada. Aproveitando tamanha procura, os mesmo começaram a fazer promoções para desafogar os seus estoques, em especial daqueles produtos que possuem pouca saída como vinhos importados de médio e alto valor.
Aproveitei que os vinhos italianos estavam na promoção e adquiri uma garrafa da uva primitivo para degustação no mesmo dia, além de outro chianti para compor a adega. Essa variedade de uva eu nunca havia provado e estava entusiasmado com a possibilidade de conhecer mais essa nuance da enologia milenar italiana.
A uva Primitivo é uma das castas típicas do sul da Itália, especialmente na região de Puglia. Atualmente, ela tem grande cultivo também nos Estados Unidos, onde recebe o nome de Zinfandel. De característica mais doce, esta uva é capaz de produzir ótimos rótulos, especialmente nos DOC’s Primitivo di Manduria e Primitivo Del Salento, ambos na Itália.
No nosso caso adquirimos um de classificação IGT, que é uma classificação abaixo da DOC, especificamente de indicação geográfica e da uva utilizada, do produtor Primo Calice di Puglia safra 2016. Por esse motivo tivemos certa desconfiança quanto a qualidade do produto, já um tanto habituados com os DOC e DOCG. Ledo engano!!!
O vinho se mostrou fantástico em vários aspectos.
Logo que abri deixei descansando na taça por uns 20 minutos para oxigenar e ele soltar todos os seus aromas e sabores. A sua cor é um pouca turva e corresponde com a descrição que diz se tratar de um vinho encorpado, com muita personalidade. Cor rubi, escura, com os alôs rosáceos, apresentou aromas de frutas vermelhas, em especial morango, framboesa e flores. Às vezes um perfume que lembrava terra, campo e o contato do produto com a rolha de cortiça criou um cheiro de chocolate indescritível.
Já imagina que algo complexo viria e não me decepcionei ao bebê-lo. Uma explosão de sabores me veio a boca, em um misto de doce e azedume em um primeiro momento, com uma explosão de salivação proporcionada pela sua acidez. Taninos presentes, ao mesmo tempo que a boca se inundava de saliva logo vinha a sensação de secura... sempre acompanhada por um intenso sabor de frutas silvestres. Sem falar do sabor de pimenta que deixa uma leve ardência na língua. Fenomenal.
E não é difícil entender porque a sua harmonização principal se dá com lasanha bolonhesa. Foi uma explosão de sabores do início ao fim da refeição. Ora proporcionada pelo queijo e molho da lasanha ora pelas nuances doces e ácidas do vinho.
Vinho excelente, por um preço ótimo e de qualidade esplendida. Passei a olhar com melhores olhos a classificação IGT e certamente esse é um exemplar que trarei para a minha adega, para apreciações futuras.
Abraço e até o próximo!!!
PS - Deixar descançar por 30 minutos a uma hora antes de beber.
Nota (0-7): 4,16
___________________
GERAL: 🍷🍷🍷🍷
___________________
Cor: 🍷🍷🍷🍷
Aroma: 🍷🍷🍷🍷
Intensidade: 🍷🍷🍷🍷
Sabor: 🍷🍷🍷🍷
Sabor: 🍷🍷🍷🍷
Embalagem:🍷🍷🍷🍷
Custo: 🍷🍷🍷🍷🍷
Comentários
Postar um comentário