Montepulciano D'Abruzzo (DOC): Zonin, 2014 - Italia

06-2019

Olá amigos... 

...hoje vou falar de um vinho bem encorpado, com muita personalidade, de origem italina: o Montepulciano D'Abruzzo. Montepulciano é o nome da uva utilizada nessa grande bebida itálica, enquanto Abruzzo é a região que o produz. Entretanto isso causa uma certa confusão pois há uma região produtora de vinhos na Itália que se chama Montepulciano (igual ao nome da uva utilizada no Montepulciano D'Abruzzo) mas que diferente de Abruzzo (que utiliza a uva montepulciano), utiliza a uva sangiovese com uva principal dos seus vinhos.

Abruzzo é uma região bastante extensa, e os vinhos Montepulciano d’Abruzzo podem ser produzidos nas quatro diferentes províncias: L’Aquila, Chieti, Pescara e Teramo. Em Pescara, encontramos duas sub-denominações: Montepulciano d'Abruzzo Terre dei Vestini e Montepulciano d'Abruzzo Casauria ou Terre di Casauria. Nesses dois casos, é exigido um período mínimo de envelhecimento de pelo menos 18 meses (ou 30 meses, para a versão Reserva). Mas somente vinhos da província de Teramo podem ser rotulados com a Denominação de Origem Controlada e Garantida Montepulciano d'Abruzzo Colline Teramane. Esse é um rótulo que traz vinhos absolutamente extraordinários, envelhecidos ao menos por 2 anos (ou 3 anos, no caso dos Reserva).



Região de Abruzzo, Itália central!!!


O produtor escolhido para experimentar essa variedade foi o Zonin, maior produtor italiano de vinhos. A safra dele é de 2014 ou seja, perfeita!!! A harmonização também foi perfeita: risoto caprese.




Ótima harmonização com risoto. Aqui foi o risoto caprese, prato que junto com a pizza margherita é um dos símbolos da Itália.


A rolha apresentou um intenso cheiro de chocolate que certamente estaria presente no vinho de forma intensa se esse passasse por barricas de carvalho. O odor lembrou principalmente frutas doces ou frutas secas, também estava presente um tom de cacau. De cor translúcida, comum a vinhos jovens, possuia muito levemente acastanhados.

Quanto ao sabor... ahhh o sabor!!! Menos sutil que o chianti mas também com os taninos amaciados embora ainda um pouco "pregados", dando a sensação de língua seca na parte superior e uma salivação média na lateral devido a acidez média.

Mostrou-se um bom vinho, por um bom preço e de grande personalidade. Certamente características dessa uva de tanta expressão. Aqui por um ótimo preço (promoção de 44,90 reais no zaffari de PoA) e esse exemplas de 2014 encontrei escondido lá no fundo de muitos outros de safra mais recente.


NOTA (0-7): 3,83
__________________

GERAL: 🍷🍷🍷
___________________

Cor:             🍷🍷🍷🍷
Aroma:        🍷🍷🍷
Intensidade: 🍷🍷🍷
Sabor:          🍷🍷🍷🍷
Embalagem:🍷🍷🍷🍷
Custo:          🍷🍷🍷🍷🍷



Comentários

Postagens mais visitadas